quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Controlador Lógico Programável (CLP)

Os CLP ou PLC (sigla em inglês) nasceram da indústria automobilística norte americano, GM em 1968 era usado muito comando a relê na época, não só na indústria automobilística como na indústria em geral.
A grande dificuldade de alteração de processo usando comandos a relê. Cada alteração significativa no modelo de um carro exigia alterações que acrescentavam, retiravam ou modificavam alguns passos do processo e para isso era necessário alterar todos os painéis e fiação de campo. A complexidade e grande tamanho dos painéis dificultavam a manutenção.
O CLP foi projetado para facilidade de alteração de processos na indústria automobilística onde se tem vários modelos de carros e que esses modelos mudam rapidamente, e para isso o processo também tem se mudar de forma mais rápida, que hoje pode ser realizada por causa do CLP.
Os CLPs possuem a tecnologia dos microprocessadores, pois todas as funções lógicas, aritméticas, acumuladores e registradores, passaram a estar em um único chip.
Há facilidade de configuração do hardware, pois eles são montados em trilhos ou racks que são de fácil configuração e alteração do mesmo. A programação simples, através de linguagens de fácil aprendizagem. Os recursos para processamento em tempo real e multitarefa, monitoração de dados “on-line” e alta velocidade de processamento auxiliam em sistemas complexos.
O CLP pode ser definido como o cérebro do sistema. Verifica as entradas (sensores, registradores e contadores), processam a informação de acordo com a programação e atualizam as saídas (acionamento de dispositivos, valores calculados etc).

Aguardem os próximos tópicos na área de automação. Deixe seu comentário.

Anderson Souza

Sensores

O que é sensor? Os sensores são os operadores da tecnologia, são eles que possibilitam que tudo que desejamos que fossem automáticos, eles são os responsáveis para que isso se torne possível, hoje eles são de muita importância para a sociedade moderna.
Hoje os celulares são totalmente dependente dos sensores, apenas um que falha para o sistema apresentar falha, que muita das vezes é desagradável para os usuários por isso hoje, eles estão em um grau de importância muito grande.
Eles são muito importantes, “como se fosse o braço da tecnologia”, sem eles nada que temos hoje de tecnologia sendo simples ou complexas não funcionaria.
Um dos maiores desenvolvimento hoje são em sensores, para torná-los cada vez menores e mais eficientes, e outros em desenvolvimentos para auxiliar novas tecnologia.
Sensores também está presente no corpo humano, a visão um sensor visual muito preciso, tato sensor de temperatura impreciso dependendo da pessoal, audição sensor sonoro o mais perfeito até hoje, que também pode ser preciso dependendo da pessoa. Algumas pessoas têm esses “sensores humanos”, mas sensíveis (precisos) em relação à maioria das pessoas.
Finalizando este tópico podemos dizer que sensores, são aqueles que captam as informações,
como temperatura, sonoro, presença e etc. Eles são importantes tanto para o corpo humano quanto para a automação. Eles são responsáveis por captar e transmitir para o controlador a informação, o controlador definir qual ação tomar dependendo da informação recebida, o controlador são normalmente o CLP (Controlador Lógico Programável)que veremos no próximo tópico, no corpo humano o celebro é o controlador.
Aguardem os próximos tópico. Deixe seu comentário.

Anderson Souza